sábado, 30 de abril de 2016

Não a vitimização negra!

Não a vitimização negra!

Então hoje vamos falar de racismo. Sim, racismo ou preconceito racial ou injuria racial,..., porque agora o racismo se subdividiu em 500 mil categorias diferentes que colocam o racista em uma posição de 'Não Racismo'.
Mas não vou aqui desabafar, vou ser clara e objetiva...

"Passado é passado, os negros ficam se fazendo de coitados falando da escravidão, até hoje, a escravidão já acabou tem mais de 100 anos e vocês continuam falando nisso..."

Eu, mais do que ninguém, gostaria de não falar mais nisso; e se você também não quer, então concordamos nesse ponto. Logo, para pararmos de falar nisso... pare de se espantar por uma negra  ser professora universitária, ache normal ela ter mestrado, doutorado e não  ser faxineira, ache normal a empregada domestica da  casa dela ser branca, loira de olhos claros e ela, negra com cabelos crespo, ser a dona da casa.

"O Joaquim Barbosa não precisou de cotas"
Desde 1829, quando o primeiro ministro do STF - Superior Tribunal Federal assumiu, Joaquim Barbosa é o primeiro negro, em 186 anos a ocupar o cargo de presidente do STF. EM 186 ANOS! Mas eu acredito que todo negro deve batalhar e conseguir tudo pelo próprio esforço, pois temos as mesmas chances que todos...EM 186 ANOS!
 
"Só pode ter entrado pelas cotas"
Então você concorda que as cotas são necessárias para que um negro, ocupe os espaços acadêmicos predominantemente brancos, porque a partir do momento que você diz "Só pode ter entrado pelas cotas" entendo que você também diz que sem a cota eu não conseguiria estar ali, logo aquela vaga seria ocupada por alguém que seria então não negro, no caso, branco....Ufa! Ainda bem que você concorda com a necessidade das cotas para que eu, negra, esteja ali.
"Agora acham que no Brasil só existem negros e brancos, somos um povo misturado, mestiço"
Claro que não, existe o moreno, o chocolate, o moreno claro, moreno médio...aliás a história dos morenos médios para a construção do país é incrível e outro dia eu estava lendo sobre o povo chocolate e fiquei surpreendida, alias na minha certidão de nascimento está assim Cor: moreninha não tão escura. Então não sou negra, ufa!
Agora eu faço uma pergunta a você. Você é negra? Como se define isso? Gente, ser negro é mais do que ter a pele escura. Deixa eu dar a definição de raça, a raça é definida pelo conjunto de características hereditárias físicas, como a cor da pele, tipo de cabelo, traços do rosto, e etc. A definição de raça não é dada por quantos tons suas pele se aproxima da cor branca ou da cor preta.
"Não deveríamos ter consciência negra e sim consciência humana"
Concordo, então como defensor da consciência humana que você é, pare de fazer piadinhas sobre o meu nariz "de batata", expressão pejorativa que de tanto ser repetida, ficou comum. Pare de rir do meu cabelo crespo quando eu passo na rua. Pare de achar estranho um homem branco casar com uma mulher negra.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário